Câmara promove sessão especial em homenagem ao Dia das Mulheres

No próximo dia 8 de março, a Câmara Municipal de Santo Amaro da Imperatriz promove uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. A data é celebrada todos os anos pelo Legislativo Municipal, e neste ano aborda a temática da "Visão da Mulher", com o palestrante e professor Miguel Quadros, gerente de treinamento da Rede Quevedo Ótica, formado em psicologia e filosofia. Quadros possui 32 anos de experiência no ramo óptico e trará seu conhecimento para abordar a importância da mulher e a sua visão do mundo. No ano de 2017, o tema abordado foi a conscientização sobre a violência.

A sessão terá início às 19:00h, no Plenário da Câmara Municipal, será aberta ao público e totalmente gratuita.

O 8 de março

A história que remete à criação do Dia Internacional da Mulher teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Você é nossa convidada! Participe!