Câmara promove sessão especial em homenagem ao Outubro Rosa

No próximo dia 26, a Câmara Municipal promove uma Sessão Especial em homenagem ao Outubro Rosa.
Tudo está sendo preparado nos mínimos detalhes para que ocorra um grande evento no Centro de Convivência da Melhor Idade a partir das 19:30 horas.

A sessão contará com a participação da apresentadora da NSC TV/Globo, Laine Valgas, que palestrará sobre o autocuidado feminino. Além da presença da AMUCC - Associação Brasileira dos Portadores de Câncer, apresentação do Coral Acordes do Divino, sorteio de brindes e muitas outras atrações.

A Câmara também está participando da campanha de arrecadação de bolachas para os pacientes do Cepon - Centro de Pesquisas Oncológicas de Florianópolis, antes ofertado a quem estava realizando tratamento, mas que há cerca de nove meses teve o fornecimento interrompido por falta de recursos. Durante o evento haverá um ponto de coleta de Club Social que depois serão encaminhados à unidade. Colabore!

Data: 26 de outubro.

Local: Centro de Convivência da Melhor Idade (Rua Pedro Mansur Elias - Centro - Santo Amaro da Imperatriz).

Horário: 19:30h.

Mais informações: (48) 3245-4399 ou camara@santoamaro.sc.gov.br

A História do Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado para marcar a luta contra o câncer de mama ressaltar a importância da prevenção e da detecção precoce. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa surgiu na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Com o grande número de acontecimentos em outubro, se tornou um costume e logo conseguiu a aprovação do Congresso Americano para que o mês de outubro se torne o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a comemorar e realizar ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, denominando o evento como ‘Outubro Rosa’. Todas ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, eventos culturais etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, com a cor rosa surgiu depois. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma um importante papel, pois se tornou uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

Funcionárias da Câmara preparam evento