Câmara recebe visita de vereadora de Caldas da Rainha

A Câmara Municipal de Santo Amaro da Imperatriz recebeu, no dia 6, a Sra. Maria da Conceição Pereira, Vereadora da cidade de Caldas da Rainha e parlamentar na Assembleia da República de Portugal, que está em visita oficial a Santo Amaro da Imperatriz, acompanhada de uma comitiva de intercâmbio cultural, formada por uma artesã e um maestro da banda local.

Tal visita se dá por intermédio do acordo de cidades-irmãs firmado no início de 2017 entre os dois municípios, por meio do Projeto de Lei Ordinária 2594/2017, e que prevê criação de programas de ação para compartilhamento de conhecimento, realização de intercâmbios sociais, culturais e econômicos - em especial os relativos ao turismo e termalismo - convênios de programas e projetos de colaboração em diferentes campos de atuação.

A vereadora participou da 49ª Sessão Ordinária, onde foi convidada à mesa. Em seu discurso, agradeceu a acolhida do povo santoamarense, contou um pouco da história de sua cidade e do Hospital Termal, que é o mais antigo do mundo, fundado em 1485 pela Rainha de Portugal D. Leonor. Caldas da Rainha foi fundada no mesmo ano, e está situada uma hora ao norte de Lisboa, com cerca de 50 mil habitantes, sendo a segunda maior cidade do Distrito de Leiria. Historicamente, Santo Amaro da Imperatriz e a cidade portuguesa têm laços fundados com um decreto de 18 de março de 1818, no qual D. João VI determinou a criação de um hospital, que hoje é um hotel, que seria regido pelos mesmos estatutos do hospital termal D. Leonor, em Caldas da Rainha. Este é apenas uma das similaridades entre os municípios. Ela destacou também, o viés cultural, econômico e artístico de Caldas da Rainha, que é referência na Europa, a sua água termal, além de seus objetivos futuros quanto ao acordo vigente de geminação entre as duas cidades.

Em março deste ano, o Sr. Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha (equivale à prefeito no Brasil), também participou de uma Sessão na Casa, esta alusiva à comemoração de 200 anos da criação de Caldas da Imperatriz.

A vereadora Maria da Conceição Pereira entregou ao presidente da Casa, Adailton Machado, uma edição do livro Word Press Cartoon - publicação idealizada em Caldas da Rainha desde 2017, e que premia os melhores cartunistas de todo o mundo.

Uma Moção de Congratulação à Comitiva de Caldas da Rainha em intercâmbio cultural com Santo Amaro da Imperatriz entre os dias 5 e 12 de novembro de 2018, e de autoria do vereador Juliano Souza da Silva, foi aprovada por unanimidade em plenário.

A Comitiva portuguesa cumpre agenda oficial no município até o próximo dia 11. O cronograma pode ser conferido no link: https://i.imgur.com/agenda-comitiva

 

Fontes: http://www.termasdeportugal.pt/estanciastermais/caldas-da-rainha | http://www.cm-caldas-rainha.pt

 

Texto : Imprensa Câmara Municipal com Informações da Agência ALESC.

Fotos : Imprensa Câmara Municipal.