Conheça os homenageados na Sessão Solene de Aniversário do Município

Na noite da próxima terça-feira, 9 de julho de 2019, acontece a Sessão Especial em comemoração ao aniversário de 61 anos de Emancipação Político-Administrativa de Santo Amaro da Imperatriz, e como de praxe, serão homenageadas as personalidades que prestam, ou já prestaram, relevantes serviços à população e ao município santoamarense. A Medalha de Mérito Imperatriz Teresa Cristina (Lei nº 745/1989) é entregue aos naturais do município e o Título de Cidadão, destinado aos nascidos em outras cidades.

Conheça os homenageados em 2019:

Título de Cidadão:

Nilo João Maurício - Nasceu no dia 20 de setembro de 1963, vindo de uma família humilde, com dez irmãos. Seus pais Rosa Mauricio e Herondino Mauricio eram agricultores, moradores do bairro Rio dos Pinheiros Alto, localizado na cidade de Anitápolis.

Aos 16 anos, juntamente com seus pais e irmãos, vieram morar em Santo Amaro da Imperatriz, onde estabeleceram-se no Bairro Fabricio.

Nilto começou a trabalhar aos 16 anos em fábricas de pré-moldados como ajudante. Aos 17 anos, passou a ser encarregado da empresa ArteFio, localizada na cidade de Palhoça, onde trabalhou por quatros anos. Mais tarde, teve propostas de uma empresa maior, localizava em São José, e lá trabalhou por quatorze anos. Durante esse tempo conheceu sua esposa Fátima, com quem casou-se em  1989, e tiveram três filhos.

Sempre teve um sonho de abrir sua própria empresa de pré-moldados, dando emprego para ele e seus familiares, e também dando oportunidades para mais famílias. Há 21 anos, realizou seu sonho com seu sócio Sérgio, com quem fundou a pequena empresa chamada Nilo João Mauricio ME, que mais tarde foi registrada como NS Industria de Pré-Moldados. Hoje trabalham aproximadamente 40 funcionários diretos e 20 indiretos, e que residem nesta cidade.

Nilo, como cidadão Santamarense, é exemplo de filho, esposo, pai e avô. Em seu trabalho em comunidade, atuou por seis anos com sua esposa na diretoria como voluntário no colégio Antônio Rodolfo Fabricio. Em 2011 fez parte do CPC da Igreja Matriz de Santo Amaro. Em 2014, foi convidado a ser Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia, e também liturgista. 

 

José Walter Dresch - Nascido em Roca Sales, no Rio Grande do Sul, José Walter Dresch chegou a São Miguel do Oeste antes de completar um ano de vida, onde viveu a infância com sua família e descobriu a grande paixão pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Dresch é sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste desde julho de 1976, quando iniciou a trajetória em diversas organizações como líder comunitário, dirigente sindical, conselheiro fiscal, secretário de formação, secretário geral, tesoureiro, vice-presidente e presidente.  

Ele reunia grupos de agricultores e fazia formação de base de manhã, à tarde e à noite, durante o mês inteiro e o ano inteiro. Essa foi a primeira ação dentro do movimento sindical. No entanto, o que realmente marcou a trajetória de Dresch foi a atuação no Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). 

Ao longo dos 43 anos como sindicalista, Dresch contribuiu com mobilizações e lutas como forma de reivindicar os direitos das famílias agricultoras, entre eles a aposentadoria rural. O dirigente sindical lutou e reivindicou por políticas públicas, saúde, educação, crédito e preço por meio de cooperativas de produção na região do Extremo Oeste e, mais tarde, cooperativas de crédito no Litoral. Sendo que a primeira cooperativa constituída por meio do trabalho do Movimento Sindical foi a cooperativa de Águas Mornas, que ele ajudou a criar e a construir. Participou também da implementação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Desde 2000, Dresch está na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), onde passou por todos os cargos da diretoria. Em 2020, completa o segundo mandato como presidente da entidade, que representa as 164 mil famílias agricultoras de Santa Catarina, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam às mesas da população todos os dias. 

Durante a caminhada no Movimento Sindical, Dresch percorreu por todos os municípios de Santa Catarina, mas, há 12 anos, optou por morar em Santo Amaro da Imperatriz. Atualmente, aos 62 anos, reside no bairro Sul do Rio.

 

Medalha de Mérito Imperatriz Teresa Cristina:

Luciane Maria Silva dos Santos – Nasceu em 17 de março de 1968, natural de Santo Amaro da Imperatriz, filha de Anélio Silva e Maria de Lourdes Silva, casada com Jorge João dos Santos e mãe de Jorge Vinicius dos Santos. Iniciou seu trabalho voluntário em 1997 na Escola de Educação Básica Zulma Becker a qual seu filho estudava, fazendo parte primeiramente da Associação de Mães e logo após a Associação de Pais e Professores a qual ficou até o ano de 2003.

Luciana foi fundadora da AVOFI em 1999. Em 2001, com a chegada do Frei Nolvi à Igreja Matriz, assumiu o CAEP, e fez parte durante 4 anos. Foi a partir daí que iniciou seu trabalho voluntário na Igreja, auxiliando em todas as festividades até os dias de hoje.

Em 2005, foi contratada pelo Hospital São Francisco, e na mesma época começou a participar da Associação de Voluntarias do Hospital, a qual atualmente é a presidente.

 

Neide Aparecida de Oliveira Folster – Neide, 48 anos, filha de Nilto José de Oliveira e Bernadete Maria de Oliveira. Casada com Reinaldo Pedro Folster e mãe de Gustavo. Guilherme e Iara, residente no bairro Sul do Rio.

Estudou no Colégio Estadual Silveira de Mattos todo o ensino fundamental. Cursou Magistério no município de Palhoça no Colégio Ivo Silveira. Formada em Pedagogia – Educação Especial pela UFSC.

Começou sua vida profissional em 1988 na Fundação Catarinense de Educação Especial, em São José. Onde descobriu sua paixão que é trabalhar com pessoas especiais. Trabalha na APAE de Santo Amaro da Imperatriz há 24 anos, atuando hoje como diretora.

Ao longo dos anos, aprimorou seus conhecimentos profissionais participando de diversos cursos de capacitações, procurando sempre evoluir e trazer para a Educação Especial de nosso município novas teorias e propostas de desenvolvimento integral para os alunos atendidos pela APAE de Santo Amaro da Imperatriz.

Participou de diversos conselhos no município, entre eles: CONSEG Sul do Rio por 7 anos, Conselho da Criança e do Adolescente e Conselho da Educação.

Suas paixões são a família, os amigos, e seu trabalho. Em família, Neide se mostra zelosa com seus pais, companheira de seu marido e uma mãe carinhosa e comprometida com a educação de seus filhos. Com seus amigos é sempre uma pessoa íntegra e de confiança para bons conselhos. No trabalho, Neide se destaca por exercer suas funções de forma admirável. Dedicando-se à causa “apaeana” com empenho, profissionalismo e amor.

 

Edson Ricardo Rachadel - Natural de Santo Amaro da Imperatriz e morador do bairro Sul do Rio. Filho de Manoel Luiz Rachadel (em memória), e Maria Turnes Rachadel. Casado com Jane Lúcia Garcia, e pai de duas filhas.

É agricultor, e sempre esteve presente no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), por influência do seu avô, Bernardino Manoel Rachadel, que foi fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro e presidente de 1972 a 1982, e do pai, que presidiu a entidade representativa de 1991 a 2001. Em maio de 1994, Ricardo entrou oficialmente no Movimento Sindical e, de 2006 a 2009, assumiu a suplência da diretoria do Sindicato. Em 2009, iniciou o primeiro mandato como presidente da instituição, contribuindo com as lutas para fortalecer o Movimento e desenvolver a Agricultura Familiar do município.

Este ano, cumpre o terceiro mandato como presidente do STR de Santo Amaro da Imperatriz, além de participar de diversos conselhos municipais e da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) por dois mandatos. Entre as contribuições do dirigente da instituição, estão a incansável capacitação para atender os anseios das famílias agricultoras santamarenses.

 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara

Homenageados em 2017 - Imprensa Câmara SAI
Homenageados em 2017 - Imprensa Câmara SAI