Instituída Ordem de Mérito Cultural Braz Campos de Araújo

A Câmara Municipal de Santo Amaro da Imperatriz aprovou, na sessão ordinária do último dia 21 de novembro de 2017, o projeto de lei de número 75/2017, de autoria do Executivo Municipal, com a iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura, que institui a Ordem de Mérito Cultural Braz Campos de Araújo.

A honraria visa reconhecer a memória do ilustre santoamarense e homenagear, anualmente, uma pessoa como reconhecimento aos trabalhos e atuação destacada nas atividades literárias, artísticas e culturais no município de Santo Amaro da Imperatriz.

Segundo o texto do projeto, caberá ao Conselho Municipal de Cultura indicar os nomes de três pessoas, sendo que o Prefeito municipal escolherá, dentre as três, apenas uma que será agraciada com a Ordem de Mérito. A cerimônia de entrega ocorrerá entre os meses de abril ou maio de cada ano.

Braz Campos de Araújo foi um poeta, pesquisador, desenhista, artista, historiador, escritor e intelectual, além de autor da letra do Hino de Santo Amaro da Imperatriz e membro da Academia Santoamarense de Letras, ocupante da cadeira nº 9. Faleceu no dia 13 de setembro de 2013, aos 76 anos.

Braz Campos de Araújo
Braz exibe um de seus desenhos. Foto: Sebastião da Cruz