Sessão Especial alusiva aos 200 Anos de Caldas da Imperatriz

Na noite da última quinta-feira. 15 de março, ocorreu na Câmara Municipal de Santo Amaro da Imperatriz, a Sessão Especial alusiva aos 200 Anos de criação de Caldas da Imperatriz. O evento fez parte do calendário festivo do município nas comemorações do bicentenário do balneário termal, o primeiro do Brasil, regulamentado em 18 de março de 1818 por meio de decreto assinado pelo rei Dom João VI.

A Sessão contou com a presença do Sr. Tinta Ferreira, prefeito de Caldas da Rainha (Portugal). Caldas da Imperatriz foi decretada estância termal e hospitalar, baseada no modelo implantado nesta cidade portuguesa. Outras autoridades também fizeram parte da Sessão, como a Deputada Federal Carmen Zanotto, o Prefeito de Águas Mornas, Omero Prim e o Prefeito e Vice de Santo Amaro, Srs. Edésio Justen e Pedro Martendal. Ambos fizeram parte da mesa.

Algumas personalidades que contribuíram, ou ainda contribuem, em prol de Caldas da Imperatriz foram homenageadas com um certificado de reconhecimento produzido pela Câmara Municipal, entre elas, a Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz, Plaza Caldas Resort & SPA, Professora Lívia Drago (Unisul), Fernando Hellmann (UFSC) – estes dois últimos pelo reconhecido trabalho de pesquisa realizado que comprovou cientificamente os benefícios terapêuticos e curativos das águas termais de Caldas.

Houve troca de lembranças entre os Prefeitos de Caldas da Rainha e Santo Amaro da Imperatriz, além do Presidente da Câmara, Adailton Machado. A Academia Santoamarense de Letras presenteou o Sr. Tinta Ferreira com dois livros que contam a história do município, de autoria do historiador, pesquisador e professor, José Carlos Petri.