Termalismo Social é tema de reunião com vereadores

Na última quinta-feira, 03 de agosto, os vereadores receberam na Câmara Municipal, os Srs. Fernando Wendhausen e Maria de Fátima Rovaris (Secretaria de Estado da Saúde), Fernando Hellmann (UFSC – Departamento de Saúde Pública) e Lívia Crespo Drago (UNISUL – Docente nos cursos de naturologia e enfermagem), para uma apresentação sobre os estudos realizados no município sobre o Termalismo e Crenoterapia entre os anos de 2013 a 2016.

Na época, mais de 200 pessoas foram atendidas e acompanhadas pelo SUS em parceria com a UNISUL, com banhos termais nas dependências do Hotel Caldas da Imperatriz.

Os testes realizados trataram camundongos com inflamação na pata com diferentes águas (termal natural e destilada aquecida) e tempos de duração do banho. A água termo mineral foi coletada e armazenada em garrafas térmicas todos os dias durante 21 dias, diretamente da fonte localizada dentro do Hotel Caldas.

O estudo comprovou que a balneoterapia, ou seja, o tratamento com banhos em água termo mineral natural produz efeito contra a dor e anti-inflamatório. As águas de Caldas possuíram efeitos de até 6h em uma única aplicação e se tornou a primeira do Brasil a comprovar cientificamente seus benefícios para os processos de dor e inflamação.

O objetivo da reunião foi trazer para conhecimento dos legisladores estes dados e pesquisas realizadas, já que o Plano Municipal de Saúde – aprovado neste ano – abrange o Termalismo Social como método de tratamento complementar junto ao Sistema Único de Saúde.

Logo após a reunião, o Dr. Fernando Hellmann participou também da Tribuna do Povo, onde pôde explanar sobre o projeto para a população.