Tribuna do Povo recebe PM e Professora

Na noite da última quinta-feira. 8 de novembro, durante a 50ª Sessão Ordinária, os vereadores receberam na Tribuna do Povo, o Tenente Maurício, representando a Guarnição Especial de Santo Amaro da Imperatriz e a Sra. Rozemeri Constante, professora da Creche Antônio Rodolfo Fabrício.

O Tenente fez uso da palavra para detalhar as ações da Polícia Militar de Santa Catarina frente ao projeto “Rede Catarina de Proteção à Mulher”. Trata-se de um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade as ações protetivas.

Foram apresentados dados sobre as ocorrências criminais em todo o estado, onde a violência doméstica, aparece na 3ª colocação em número de delitos, com 11.704 registrados somente no ano de 2017. Até outubro de 2018 já foram consumados 13.590 novos casos do mesmo crime e 38 feminicídios.

A Rede Catarina, dentre as ações, além da visita preventiva à mulher vítima, prevê visita direcionada ao ofensor para fiscalização da medida protetiva de urgência.

O projeto em números totais (Santa Catarina):

  • 11.465 lavrou-se boletins;
  • 4.886 prisões em flagrante delito;
  • 2.157 mulheres protegidas;
  • 5.923 visitas preventivas Rede Catarina;
  • 971 programações - fiscalizações ao ofensor de MPU;
  • 238 prisões do ofensor por descumprimento de MPU.

Fonte: PMSC.

Logo após, a Sra. Rozemeri Constante, professora da EBM Antônio Rodolfo Fabrício, fez uso da tribuna para explanar sobre o andamento da obra, inauguração da nova escola do bairro, prevista para o início do ano letivo de 2019, e o atendimento das crianças residentes na comunidade. Rozemeri falou de a possibilidade da unidade escolar receber alunos do Lourdes Garcia a partir do ano que vem, que é quando as obras de construção da nova escola têm previsão de início. Citou também as reuniões realizadas com o Executivo a fim de elucidar os boatos nos últimos meses.