Vereadores mirins realizam primeira Sessão Ordinária

22 de junho de 2017, uma noite especial para os vereadores mirins de Santo Amaro da Imperatriz. Depois da cerimônia de diplomação e posse no dia 1º deste mês, foi realizada a primeira sessão ordinária comandada pelos estudantes.

Nicole Kamille Assunção, presidente da mesa diretora abriu os trabalhos da noite tendo ao seu lado os demais membros: Lariça Rodrigues Pereira, como vice-presidente; Giulia Victória Ferreira Lourenço, como 1ª secretária; e Rodolfo K. Zilioto Júnior, como 2ª secretário.

Os vereadores realizaram todas as etapas de uma Sessão Ordinária normal: expediente, ordem do dia com a leitura de indicações, e uso da tribuna. Duas indicações foram lidas, uma solicitando o alargamento da estrada geral de Taquaras e outra solicitando melhoras na Escola Vila Santana. Posteriormente, foram encaminhadas para apreciação na sessão dos adultos, e ambas foram aprovadas.

Alguns vereadores acompanharam a sessão, incluindo o Presidente da Câmara, Nilto Lehmkuhl, juntamente com pais e professores.

O PROJETO

O programa Vereador Mirim, instituído pela Lei de nº 011/2017, tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Assim como a Câmara dos adultos, os vereadores mirins podem propor leis, requerimentos, moções e indicações, e também possuem um Regimento Interno. Os jovens parlamentares se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas. As proposições indicadas na sessão mirim entram na pauta do legislativo, apresentadas pela Mesa Diretora, que faz o encaminhamento ao poder executivo municipal.

O QUE É O PROJETO VEREADOR MIRIM?

É um projeto para alunos da rede pública e particular de ensino de Santo Amaro da Imperatriz conhecerem de perto o dia-a-dia e as atividades da Câmara de Vereadores, incentivando-os a exercer a cidadania e participar da vida política do município.

O QUE FAZ O VEREADOR MIRIM?

Os parlamentares mirins participam de sessões ordinárias e sessões solenes, além de elaborar e debater projetos de leis e requerimentos que envolvam as suas escolas e a comunidade.