Vereadores mirins tomam posse nesta quinta, 26 de abril

A Câmara Municipal de Santo Amaro da Imperatriz convida toda a comunidade para a sessão de instalação e posse do programa Vereador Mirim do ano de 2018, que acontecerá nesta quinta-feira (26/04), às 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal. Os vereadores mirins serão diplomados e empossados e, em seguida, elegerão a mesa diretora, composta por presidente, vice-presidente e secretários.

Os jovens parlamentares se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas. As proposições aprovadas na sessão mirim entram na pauta do Legislativo, apresentadas pela Mesa Diretora, que faz o encaminhamento ao Poder Executivo Municipal.

O projeto

A Câmara Mirim foi instituída no início do ano de 2017 por meio de Projeto de Lei proposto pelo vereador Juliano Souza da Silva (PPS), com o objetivo de promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Santo Amaro da Imperatriz e as escolas estaduais, municipais e particulares da cidade. O projeto permite ao estudante compreender o papel dos vereadores e do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vivem. Podem participar os alunos do 6º ao 9º ano.

A eleição para a legislatura do ano de 2018 ficou a cargo das escolas, ao todo, 9 instituições se inscreveram. Cada unidade escolar pode decidir a forma de escolha dos seus representantes, através de eleições, concurso de redação, oratória ou análise curricular. As duas escolas com maior número de alunos puderam selecionar 2 representantes cada. O mandato tem duração de um ano letivo.

Confira a relação dos novos vereadores mirins:

Mariana Hank – EBM Judite Adelina Schurhaus

Maria Eduarda Jesus – EBM Vila Santana