Vereador Mirim

O programa Vereador Mirim, instituído pela Lei de nº 011/2017, tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Assim como a Câmara dos adultos, os vereadores mirins podem propor leis, requerimentos, moções e indicações, e também possuem um Regimento Interno. Os jovens parlamentares se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas. As proposições indicadas na sessão mirim entram na pauta do legislativo, apresentadas pela Mesa Diretora, que faz o encaminhamento ao poder executivo municipal.

O QUE É O PROJETO VEREADOR MIRIM?

É um projeto para alunos da rede pública e particular de ensino de Santo Amaro da Imperatriz conhecerem de perto o dia-a-dia e as atividades da Câmara de Vereadores, incentivando-os a exercer a cidadania e participar da vida política do município.

O QUE FAZ O VEREADOR MIRIM?

Os parlamentares mirins participam de sessões ordinárias e sessões solenes, além de elaborar e debater projetos de leis e requerimentos que envolvam as suas escolas e a comunidade.

QUEM PODE PARTICIPAR?

- Alunos residentes em Santo Amaro da Imperatriz;

- Estar matriculado, regularmente, entre o 6º ao 9º ano em uma escola pública ou particular participante do projeto.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

(48) 3245-1547 ou camara@santoamaro.sc.gov.br