A primeira legislatura municipal de Santo Amaro da Imperatriz, tendo a posse dos vereadores, ocorreu no dia 14 de novembro de 1958, antiga na Rádio Clube Marabá, situada no Edifício Renato, neste município, sendo o 1º Presidente o Sr. Adão Lehmkuhl.

Sua 1ª Sessão Ordinária ocorreu em 03 de fevereiro de 1959, na antiga intendência que também tornou-se a sede da Prefeitura Municipal.

Em 25 de janeiro de 1969 o então prefeito Clemente Tiago Diniz, diante das bênçãos do Frei Fidêncio Feldemann, inaugurou a nova Prefeitura Municipal, sendo acolhido ao mesmo prédio a Câmara de Vereadores, tendo como presidente do legislativo o Sr. Artur Amaro Abreu. As dependências da Câmara, se mantiveram no mesmo prédio da Prefeitura até dezembro de 2007.

Com o crescimento do município, as novas responsabilidades dos legisladores, tendo a implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal, novos programas de fornecimento de dados ao Tribunal de Contas, sistemas informatizados de folha, contabilidade, entre vários, bem como a necessidade de maior espaço físico para o Executivo Municipal, o Poder Legislativo migrou sua sede para o edifício do Sr. Álvaro Boing, onde encontrou o espaço ideal para atender as necessidades, sendo que através de um processo licitatório, firmou contrato para sua transferência, ocorrida durante o período de recesso parlamentar, bem como a aquisição de mobília do ambiente.